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ENGRENAGENS

ENGRENAGENS PLÁSTICAS

A engrenagem plástica é o elemento mecânico composto de rodas dentadas que se ligam a um eixo rotativo, ao qual imprimem movimento. Elas operam aos pares, os dentes de uma encaixando nos dentes de outra. Se os dentes de um par de engrenagens se dispõem em circulo, a razão entre as velocidades angulares e os torques do eixo será constante. Se o arranjo dos dentes não for circular, variará a razão de velocidade. A maioria das engrenagens é de forma circular.

Para transmitir movimento uniforme e contínuo, as superfícies de contato da engrenagem plástica devem ser cuidadosamente moldadas, de acordo com um perfil específico. Se a roda menor do par (o pinhão) está no eixo motor, o trem de engrenagem atua de maneira a reduzir a velocidade e aumentar o torque; se a roda maior está no eixo motor, o trem atua como um acelerador da velocidade e redutor do torque.

As engrenagens plásticas não só apresentam tamanhos variados, mas também se diferenciam em formato e tipo de transmissão de movimento. Dessa forma, podemos classificar as engrenagens empregadas normalmente dentro dos seguintes tipos:

ENGRENAGENS PLÁSTICAS RETAS

As engrenagens cilíndricas de dentes retos são conhecidas como engrenagens retas. As engrenagens retas são normalmente empregadas para transmitir o movimento entre eixos paralelos.

ENGRENAGENS PLÁSTICAS HELICOIDAIS

Engrenagens helicodais é como são chamadas as engrenagens cilíndricas de dentes em hélice. São normalmente empregadas para transmitir o movimento entre eixos que se cruzam no espaço, ou seja, trabalham em conjunto.

ENGRENAGENS PLÁSTICAS CÔNICAS

Engrenagens cônicas são aquelas que têm forma de tronco de cone. As engrenagens cônicas podem ter dentes retos ou helicoidais. As engrenagens cônicas transmitem rotação entre eixos concorrentes. Eixos concorrentes são aqueles que se encontram em um mesmo ponto, quando prolongados no meio do que nas bordas.

CREMALHEIRA

É uma barra provida de dentes, destinada a engrenar uma roda dentada. Com esse sistema, pode-se transformar movimento de rotação em movimento retilíneo e vice-versa.